sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O professor de Ciências Políticas da UFMG, Juarez Guimarães, é uma das fontes
mais requisitadas quando a política mineira está em pauta. Filiado ao PT, ele é um dos mais bem fundamentados críticos do acordo entre petistas e tucanos no estado. Para Fórum ele deu a seguinte entrevista:



Fórum - Do ponto de vista ideológico e programático, alianaç
Juarez Guimarães -
A boa relação administrativa entre governo do estado e prefeitura é uma tradição do republicanismo. Deve haver sempre um diálogo construtivo, o que não significa identidade política. Eu sou contra a tese da aproximação de identidade do PSDB com o PT. O PSDB é um partido que mantêm relações mais fortes com a classe média e setores elitizados da sociedade. Já o PT é vinculado fundamentalmente aos setores populares e movimentos sociais. Existe também uma diferença muito grande de organização entre os dois partidos. O PSDB é basicamente institucional, um sigla de caciques. Até hoje, fizeram só dois ou três congressos nacionais. O PT, por sua vez, mantêm padrões de organização direta através dos seus diretórios, e uma militância. São fortes também as diferenças programáticas.

A elite mineira sonha com um presidente do estado
Esse aspecto do imaginário coletivo – ter um mineiro na presidência - foi muito bem trabalhado pelo Aécio Neves. A última vez que isso aconteceu, com Tancredo, ficou a frustração (com a morte dele).

O secretário de estado Márcio Lacerda, que é do PSB, um partido “neutro”, foi o escolhido por Pimentel e Aécio. É um bom nome?
Lacerda é um nome desconhecido. Se for o escolhido, o PT entrará dividido nas eleições. Essa opção pode abrir caminho uma candidatura forte de esquerda, como a da deputada Jô Moraes (PcdoB). O cenário seria imprevisível. Mesmo com apoio do governador e do prefeito, nenhum candidato estará automaticamente eleito. Essa avaliação de que Aécio e Pimentel absolvem o conjunto das forças políticas do estado e que quem não fizer parte disso fica a margem é muita presunção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então sapeca um post...